Quando e como é elegante a mulher usar chapéu

A moda muda de tempos em tempos. E tudo entra nessa lista: sandálias, calças, sapatos. O chapéu não poderia ficar de fora. Mas é preciso saber quando e como é elegante a mulher usar chapéu.

Quando e como é elegante a mulher usar chapéu

Embora seja um acessório raro no uso diário pela mulher, o chapéu é um dos mais antigos itens.

E, ao contrário do que acontece atualmente, houve tempos em que ele era de uso praticamente obrigatório para a mulher se sentir chique. Ou seja: era um item de beleza em várias ocasiões sociais.

Quando e em que ambiente é elegante a mulher usar chapéu

Moda ou utilitário?

Há quem defenda que o chapéu serve tanto para enfeitar a cabeça, mas também para protegê-la do frio e do sol. Mas algumas consultoras de moda sustentam que está ultrapassada essa ideia de que deve ser usado somente de dia para proteger do sol.

Segundo elas, trata-se de um ótimo aliado para deixar o visual mais interessante. E pode ser usado também à noite, embora – nesse caso – surjam controvérsias.

Quando e como a mulher pode usar chapéu em público

O ambiente pode determinar se você usa ou não

A questão é que, à noite, os compromissos quase sempre são em ambientes fechados, o que não recomendaria o uso do acessório.

Segundo essas restrições, a mulher também não deve usar chapéu à mesa durante as refeições e em shows, teatro e cinema. Mas, no caso dos shows, há sempre quem use.

No trabalho há diferenças e exigências

Há também uma certa barreira em usá-lo em ambientes de trabalho, a menos que faça parte da indumentária, até por normas de higiene. Mas aí já não é moda, é proteção até para o público.

É o caso, por exemplo, das cozinheiras, que devem usar um lenço, um chapéu ou qualquer outro acessório para impedir a desagradável surpresa de um(a) cliente encontrar um fio de cabelo na comida… entre outros possíveis incidentes.

Uso indispensável em algumas profissões

Também há outras profissões específicas que tornam obrigatório o uso dessa proteção na cabeça, como é o caso das enfermeiras.

Mas em escritórios, por exemplo, é quase certo que não seja bem recebido ou até enfaticamente rejeitado.

No caso de moda, não seria recomendável também em templos religiosos.

Será que a rainha sabe quando e como é elegante a mulher usar chapéu?

Não estamos acostumados à monarquia, que faz parte de um passado muito distante, no caso do Brasil.

E nas monarquias pelo mundo, cada rainha tem seu estilo ou jeito próprio.

Mas, certamente, você já viu muitas fotos da rainha da Inglaterra ostentando o seu chapéu real.

Não sabemos qual é o seu gosto pessoal. Vale a pergunta, portanto: você acha elegantes os chapéus que ela usa nas cerimônias?

Quando e como é realmente elegante a mulher usar chapéu

Sua hora de opinar: quando e como é elegante a mulher usar chapéu?

Quando e como pode ser usado, é preciso saber escolher. E os critérios variam desde a ocasião ao formato de rosto da mulher. E dependem também do país, evidentemente.

Caso você considere que este artigo deve ser ampliado, com novas informações, deixe o seu comentário no formulário que sempre fica localizado ao final de cada página.

Deixe uma resposta