Vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso

Escrito por Gerson Menezes

Vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso

Os livros digitais no Brasil vêm apresentando um progressivo aumento de vendas. Aqui vamos mostrar a você as vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso.

Em princípio, podemos afirmar que muitas pessoas mantêm ainda uma certa rejeição ao livro digital (ou e-book) em razão do apego, quase emocional, ou afetivo, pelo exemplar impresso.

Vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso

Hábitos antigos impedem reconhecimento de vantagens do livro digital

Quem diz preferir o livro impresso argumenta que é mais prazeroso manuseá-lo, por toda a magia que ainda representa o livro como meio de cultura, entretenimento, expansão do conhecimento e mesmo diversão.

Não tem a frieza do livro digital, é o que costumam expressar algumas dessas pessoas.

E isso pode representar, também, algo como uma barreira aos recursos tecnológicos modernos, que vêm alcançando grande expansão na vida de todos nós.

Hábitos antigos impedem reconhecimento de vantagens do livro digital em relação ao impresso

O que está numa grande estante cabe no seu bolso facilmente

Mesmo numa rápida avaliação sobre as vantagens e as desvantagens do livro digital e do impresso, chega-se a uma primeira conclusão evidente: a questão do espaço físico.

Num pequeno pen drive, que cabe no bolso, é possível armazenar um número de e-books muitíssimo maior do que o número de exemplares impressos numa estante, mesmo que seja um móvel de grandes proporções.

Essa característica é uma das que mais se destacam em termos de praticidade, entre outras que abordaremos neste artigo.

O que está numa grande estante cabe no seu bolso facilmente e deixa clara a diferença entre livro digital e impresso

Numa simples viagem dá para avaliar vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso

Pessoas que costumam viajar e pretendem levar livros, por exemplo, mesmo pelo simples hábito de ler antes de dormir, obviamente tendem a reconhecer a importância dessa diferença.

E, nessas viagens, dá para perceber alguma desvantagem no livro digital? Só mesmo se você estiver sem os dispositivos que permitem a leitura de e-books.

Vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso podem ser avaliadas pela capacidade de armazenamento

Veja se você tem espaço antes de avaliar vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso

A vantagem do livro digital (ou e-book) se verifica em muitas situações: imóveis pequenos (e cada vez menores, devido ao alto preço dos alugueis e dos próprios imóveis) muitas vezes não dispõem de espaço nem mesmo para armazenar poucos livros.

Não se pode comparar, também, o peso de uma pilha de livros, e a dificuldade para transportá-los, com a comodidade representada pelo meio eletrônico.

Vantagens do livro digital sobre o impresso ficam evidentes se você avalia capacidade de armazenamento

Avalie o volume e o peso que você pretende carregar a longas distâncias

Feitas as primeiras considerações sobre as vantagens e as desvantagens do livro digital e do impresso, vamos procurar citar, rapidamente, algumas questões  sobre as quais você talvez nem tenha pensado, por simplesmente não gostar do livro digital.

Como dispensa a impressão, conforme observamos em recente artigo neste site, o livro digital tem um custo reduzidíssimo, se comparado ao de uma edição impressa.

Custos de produção tornam o livro impresso cada vez mais inacessível

A matéria prima do livro impresso geralmente é importada. E existe, ainda, o gasto com tinta e com outros itens indispensáveis, no caso de edição impressa.

Obviamente, os custos com transporte também são consideráveis.

Comodidade e praticidade se destacam no caso dos livros digitais em confronto com os impressos

Comodidade e praticidade se destacam no caso dos livros digitais

Enquanto, como já frisamos, você carrega dezenas ou até centenas de livros num pen drive, ou em outras unidades de armazenamento, o livro impresso exige transporte que, dependendo do volume, pode representar um alto custo.

Isto sem contar que o livro digital pode ser transmitido por via eletrônica e chegar instantaneamente ao destino.

Vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso podem ser avaliados até à beira da piscina

No lugar em que estiver você pode avaliar as vantagens e as desvantagens dos livros impressos e digitais

Livro digital também não suja, não junta poeira, não rasga, não fica encardido, não serve de alimento para traças e não propicia que leitores desajeitados façam orelhas-de-burro, como se costuma chamar, ao manusearem o livro.

Também propicia a leitura em ambientes de baixa iluminação. Ou até no escuro, dependendo do equipamento que você vai utilizar para a leitura.

Na questão da iluminação você também pode perceber as vantagens e as desvantagens do livro digital e do impresso

Em ambientes claros e escuros, avalie todas as possibilidades ao seu alcance

Nesse aspecto, muitas pessoas acham desconfortável o uso dos equipamentos para ler livros digitais, sentindo incômodo nos olhos.

Isto porque a luz que os dispositivos de leitura emitem pode ser cansativa para os olhos, especialmente no caso de pessoas que têm o costume de ler por várias horas seguidas.

Para ler a qualquer hora e em qualquer lugar

Equipamentos em evolução derrubam barreiras para a boa leitura

No tocante à facilidade de leitura, soluções já vêm sendo encontradas, com os novos modelos dos chamados kindle, que procuram reproduzir, na tela, a aparência mais próxima da superfície de papel, propiciando maior conforto visual.

E existem, também, como resultado dos avanços tecnológicos, maiores recursos quanto ao controle da luminosidade e brilho das telas.

Iluminação é importante na avaliação das vantagens e desvantagens dos livros digitais e impressos

Questão da qualidade de iluminação tem que ser bem avaliada

De qualquer modo, esse incômodo pode ser relativo. Muitas pessoas costumam ler livros impressos sem a adequada fonte de iluminação, o que provoca – consequentemente – não apenas cansaço visual como possíveis danos à visão, ao longo do tempo.

Outro dado importante é que a luz artificial, com a substituição das lâmpadas incandescentes por fluorescentes e por lâmpadas LED, também tem merecido sinais de alerta por parte de especialistas, principalmente quando essa exposição se dá, também, por períodos muito prolongados.

Leitura em qualquer lugar onde você estiver

Faça a sua avaliação das vantagens e desvantagens do livro digital e do impresso nos locais onde estiver

Muito ainda se pode dizer no tocante às vantagens e às desvantagens do livro digital e do impresso. As previsões são de que, no decorrer dos anos, o e-book passe a ser cada vez mais procurado, em substituição ao livro impresso.

E uma das razões principais já foi mencionada: custo de produção, o que propicia que o livro digital seja muito mais barato do que o exemplar impresso.

Quer uma editora para o seu livro? Prepare o bolso

Se você escreve livros e quer uma boa edição, vai ter que contar com uma boa editora para publicá-lo.

No caso do livro digital, ou e-book, é crescente o número de escritores independentes que produzem seus próprios livros.

Basta utilizar um processador de texto e se valer dos meios já disponíveis na internet para produzir até mesmo uma boa capa.

Na edição impressa tudo é mais difícil e na internet tudo é mais fácil

Como frisamos, você pode também fazer as capas do livro. Ou pode recorrer, se preferir, a um profissional freelancer, cujos serviços são encontrados, também com facilidade, e por preços acessíveis, na internet.

Se você ainda vê com reservas o livro digital, tenha em mente que as tecnologias do chamado mundo moderno tendem a se aperfeiçoar e a se expandir cada vez mais.

Fique atento às vantagens e às desvantagens do livro digital e do impresso e procure se adaptar às novas tecnologias

Lembre-se do seguinte: há muitos anos, escritores tinham que escrever à mão os seus textos. Com o tempo, surgiu a máquina de datilografia, e depois o computador.

Conta-se que escritores como Jorge Amado, por serem da antiga, como se costuma dizer, jamais se adaptaram aos computadores.

O escritor baiano permaneceu escrevendo seus livros nas velhas máquinas de datilografia. Mas contava com os serviços de uma secretária para depois transferir os textos para o computador.

Os e-books vêm se tornando mais populares com a evolução da tecnologia

A realidade é bem explícita: ou você se adapta à modernidade, ou vai ter alguma dificuldade para encontrar todos os livros em edição impressa, uma vez que há autores que já optam exclusivamente pelos e-books.

A maior livraria virtual do mundo, a Amazon, propicia aos autores independentes publicarem seus livros nos formatos digital e impresso.

Se você quer editar seu livro procure conhecer bem as vantagens e as desvantagens das edições impressa e digital

Os livros digitais costumam ter preços bem mais baixos e chegam aos interessados instantaneamente, tão logo são adquiridos.

Os autores, como já foi explicado, também podem disponibilizar a edição impressa.

Mas, nesse caso, os preços são, muitas vezes, significativamente mais altos. E, obviamente, o comprador vai ter que esperar o livro ser entregue pela transportadora, o que pode levar alguns dias.

Os livros, queiram ou não os desinteressados e os preguiçosos, são fundamentais na vida de todos nós. Portanto, modernize-se.



E clicando AQUI você encontra Sinfonia para Justine, que ainda não está na Amazon

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!