Vamos apresentar a você três casos de pessoas extremamente inseguras e, ao mesmo tempo, incrivelmente talentosas. E lhe mostrar que, se você é assim, então precisa mudar imediatamente.
Não em relação ao talento, evidentemente, mas sim em relação à insegurança e ao nervosismo.
O talento pode se esconder atrás do nervosismo. Você precisa mudar
Por que dizemos incrivelmente talentosas? Porque, quando uma pessoa deixa transparecer extremo nervosismo ou insegurança, a primeira impressão que ela passa, a quem a vê, é a de que ela não tem talento. Ou, então, que vai ter um desempenho fraco em relação à atividade a que se propõe.
Por isso é que dizemos que, se você é assim, então precisa mudar imediatamente. E compreender que insegurança ou excesso de nervosismo pode significar um elemento contrário ao que você pretende alcançar na vida.
É preciso mudar imediatamente para não fracassar em seus objetivos
É lógico que as situações diferem bastante. Se você pretende cantar, o excesso de nervosismo pode fazer com que você não cante tão bem como pretendia.
O mesmo pode acontecer em outras atividades artísticas, como a dança, fazendo você tropeçar ou até cair durante a apresentação, se o nervosismo for tão intenso a ponto de lhe desequilibrar.
Se você ficar muito nervoso pode perder uma vaga que seria sua
Em outras situações o nervosismo pode lhe tirar uma vaga, ainda que você tenha competência.
Empresas que precisam de funcionários e/ou diretores para altos cargos, por exemplo, normalmente não apreciam, ou mesmo preferem não aprovar, quem demonstre muita insegurança.
E a competência corre o risco de não ser devidamente avaliada.
Os obstáculos foram feitos para serem ultrapassados
Numa prova na escola ou no vestibular, obviamente, o nervosismo quase sempre (ou sempre) atrapalha. Os professores mais experientes têm um conselho importante: você não pode deixar a prova lhe dominar. É você que tem que dominar a prova.
Isso parece difícil. Mas, se você pensar assim (que deve dominar e não ser dominado ou dominada) já ajuda. E, claro, caso se conscientize disso ou, melhor ainda, caso consiga introverter esse pensamento, as coisas ficam mais fáceis.
Se sua autoestima é baixa você já tem como resolver isso
Há outro nível de conscientização que também pode ajudar. Pense no seguinte: o nervosismo e a insegurança agem contra você. Apenas atrapalham. Não ajudam em nada. E podem levar você do sucesso pretendido ao fracasso.
Nem sempre isso acontece. Existem técnicas de relaxamento e métodos desenvolvidos para você dominar o nervosismo. E você tem que saber que a falta de autoconfiança e a baixa autoestima também prejudicam, mas podem ser igualmente tratados.
O seu talento tem sempre que superar sua insegurança
Existe também, é bom que se diga, um lado bom que vamos mostrar nos vídeos a seguir: há pessoas que são tão talentosas que o excesso de talento pode se sobrepor ao excesso de nervosismo. E elas acabam se saindo bem.
Independentemente disso, sugerimos a você que reflita muito sobre tudo o que nós dissemos aqui. Porque o site De Um Jeito Fácil torce sempre pelo seu sucesso. E, por isso, reafirmamos: se você é das pessoas que se deixam dominar pelo nervosismo, então precisa mudar imediatamente.
Acreditar que você pode mudar é o primeiro passo
Podemos lhe assegurar que acreditar que você pode é o primeiro passo. Ainda mais, como já dissemos, numa época em que já existem tantas técnicas de relaxamento e de autocontrole para lhe ajudar nessa direção.
Agora, assista aos vídeos a seguir, de pessoas que, embora extremamente nervosas ou inseguras, conseguiram fazer com que o talento vencesse essas limitações.
Se você é assim, você pode mudar imediatamente
Este é um caso típico de baixa autoestima, que o próprio candidato admite antes mesmo de exibir todo o seu talento. É também o caso típico que nos mostra que nunca devemos julgar pelas aparências. Como, aliás, fez o jurado mais rigoroso de todos, com uma frase infeliz antes mesmo da apresentação. A obesidade e o aspecto físico fizeram com que o rapaz sofresse bullying na escola, e isso abalou ainda mais a sua autoconfiança. Mas o talento, felizmente, fez com que ele se tornasse um vencedor. E Simon teve que engolir o que disse.
Repare que, embora procure sorrir e brincar durante a entrevista, fazendo piadas com os jurados, essa talentosíssima cantora, de apenas 13 anos, bate a mão sobre o peito, trêmula, num gesto típico de nervosismo. Mas é tão bonita, graciosa e talentosa, e tem tanta presença de palco, que acaba sendo aplaudida pelo júri e pela plateia. E, se você acompanhar os vídeos posteriores a essa primeira apresentação, irá comprovar, definitivamente, o que estamos dizendo.
Este é um caso típico em que o palco tem o poder de transformar as pessoas. A candidata entrou nervosíssima, e mal conseguia falar. Seu comportamento, seu sorriso contido e tímido, revelam-se indisfarçáveis. E, como nos casos anteriores, ela admitiu sua insegurança em se apresentar. No momento exato em que deu início à sua performance, foi como se tivesse se transformado em outra pessoa. E isso ficou claríssimo diante da reação de surpresa de todos os jurados e da euforia da plateia inteira. O desfecho foi o melhor possível. Assista.
Deixe uma resposta