Como garantir o equilíbrio financeiro da família

Harmonia em família depende, entre inúmeros outros fatores, de recursos financeiros. Por isso, é preciso saber como garantir o equilíbrio financeiro da família.

No site Recado Secreto, sobre relacionamento, sexualidade e comportamento, nós observamos que equilíbrio financeiro também é fator de grande importância na vida de um casal e da família, de um modo geral.

Portanto, além de todos os itens indispensáveis a um bom relacionamento, é importantíssimo, como frisamos, conhecer as dicas sobre como garantir o equilíbrio financeiro da família.

Como garantir o equilíbrio financeiro da família

Equilíbrio financeiro não tem a ver com relacionamento interesseiro

Não se trata, obviamente, de falar em relacionamento interesseiro, como ressaltamos no artigo incluído no site acima mencionado.

Mas temos que admitir que todos os seres humanos têm direito a uma vida equilibrada, que, além de trabalho e empenho, exige momentos de lazer, de diversão, de entretenimento, além de muita saúde e disposição.

E tudo isso exige uma vida financeira equilibrada. Não podemos fingir que não.

Livro e canal mostram como garantir o equilíbrio financeiro da família

Livro e canal mostram como garantir o equilíbrio financeiro da família

Por todas as razões acima mencionadas, divulgamos em nosso canal Gerson Menezes, no YouTube, um vídeo sobre essa questão, cujo teor segue abaixo. Ao final do texto, incluímos o respectivo vídeo, caso você queira assisti-lo.

Esclarecemos, adicionalmente, que tanto o site mencionado como o canal Recado Secreto (ambos direcionados ao público adulto) fazem parte de nossa rede na Internet, assim como o canal Gerson Menezes.

Jovens também têm que saber como cuidar do equilíbrio financeiro

Jovens também têm que saber como cuidar do equilíbrio financeiro

É até dispensável ressaltar que os livros que indicamos são de interesse, também (ou principalmente), do público jovem, incluindo os adolescentes.

E essa questão se torna cada vez mais óbvia no chamado mundo moderno, repleto de transformações. E cujo futuro é cada vez mais imprevisível.

Diante disso, os jovens têm que ter conhecimento e orientação, desde cedo, para saberem como garantir o equilíbrio financeiro da família.

Indicamos em nova postagem como cuidar do equilíbrio financeiro da família

Vídeo indica livros sobre como cuidar do equilíbrio financeiro da família

Muitas pessoas estão apavoradas com a pandemia porque não conseguem trabalhar e ganhar dinheiro. Mas não se iluda. Não é só a pandemia. São muitos os fatores que impedem que você ganhe dinheiro.

Diga com sinceridade: antes de começar esse período de pandemia, você estava satisfeito(a) com a sua renda? Estava satisfeito(a) com o seu trabalho? Estava satisfeito(a) com o seu emprego?

Vídeo indica livros sobre como cuidar do equilíbrio financeiro da família

Sucesso é sinônimo de felicidade em seu sentido mais amplo

Vamos mais adiante: tirando a questão do dinheiro, antes da pandemia você já se considerava uma pessoa feliz, levando em conta o que você entende como felicidade?

Certamente poucas pessoas vão dizer que sim. Expressiva parcela dos brasileiros, e eu me arrisco a dizer que a maioria, padece de grande insatisfação não só com a renda que possuem como com a sensação de felicidade longe daquilo que idealizam como a verdadeira felicidade.

Sucesso depende de muitos fstores.

A resposta para obter sucesso está em você

A primeira coisa que eu tenho a lhe dizer é que não existe mágica nem mistério em relação a isso. Porque a resposta está em você mesmo e em você mesma.

Portanto, o nosso assunto de hoje é sucesso, que é um dos temas que deram origem ao canal Gerson Menezes, já mencionado.

Tanto que uma das nossas primeiras playlists tem exatamente o nome de Série Sucesso.

Garantir o equilíbrio financeiro da família depende também de você

Muitos fatores emperram o sucesso e você tem que saber superá-los

Sabe o que emperra mais o sucesso? Não é tanto o sucesso que você considera que não chegou para você, mas sim o tempo que às vezes levamos para descobrir esse caminho. E, nesse longo tempo, pode surgir o desânimo, que é mais um complicador.

E um dos motivos de tudo isso é bem fácil de entender: é preciso ter maturidade, algo que só se adquire com o tempo.

Conquista da maturidade não depende só da idade

Conquista da maturidade não depende só da idade

Se você que está lendo este artigo é ainda jovem, você certamente vai se perguntar: como então, se isso depende de maturidade, e se é preciso de tempo para adquirir a maturidade… como eu vou ter sucesso sendo jovem?

E a resposta é muito simples, porque certamente você sabe que existem muitos jovens que se tornaram ricos ou até milionários, sem dependerem de herança de quem quer que seja. Eles provaram, assim, que a conquista da maturidade não depende só da idade.

Como dizia Cazuza, o tempo não para. Nem se você estiver parado

Pense no seguinte: o tempo é um valor abstrato. Você pode estar aí parado ou pode estar correndo. E, ainda assim, o tempo vai passar nas duas situações: ou você estando parado ou estando correndo. O tempo está passando do mesmo jeito.

E a questão é exatamente essa: você tem que se antecipar ao tempo. E, obviamente, não pode ficar aí parado no sentido de não fazer nada para se antecipar ao tempo.

Falta de mentalidade vai fazer você perder muito tempo

Você deve conhecer um livro cujo título é Pai Rico, Pai Pobre. O Autor não oferece nenhuma receita mágica para se alcançar a riqueza. O que ele mostra, em síntese, é que existem muitos fatores que separam você do sucesso. E um dos mais importantes é:  mentalidade.

Mais do que isso, fica evidente que você pode até não ser tão pobre, mas pode ter mentalidade de pobre. E também não adianta que você fique rico de uma hora para outra, porque, se tiver mentalidade de pobre, vai ficar pobre de novo. Ou até mais pobre do que era antes de enriquecer de repente.

Mas, atenção: não confunda essa falta de mentalidade com “se fingir de rico”. Porque esse é o caminho mais rápido para você ficar ainda mais pobre.

Nunca confunda mentalidade de rico com ilusão de riqueza

Nunca confunda mentalidade de rico com ilusão de riqueza

Quer uma prova disso? Você certamente conhece, porque foram muito divulgados, os casos de pessoas que ganharam verdadeiras fortunas nas loterias, por exemplo, e acabaram ficando mais pobres do que eram antes.

E por que isso aconteceu? Um dos motivos é que elas não sabiam lidar com o dinheiro e cometeram inúmeros erros. E acabaram perdendo tudo o que tinham ganhado, e mais até do que tinham ganhado.

Garantir o equilíbrio financeiro da família exige informação

Informação em vez de excesso de vaidade é o que facilita o sucesso

Isso comprova que, além de não saberem lidar com dinheiro, essas pessoas não tinham mentalidade e não tinham ainda uma outra moeda mais importante do que as cédulas que elas tinham no bolso ou no banco: informação.

E muitas pessoas confundem mentalidade com “ilusão de riqueza”. E essa ilusão afasta ainda mais essas pessoas do sucesso, conforme já frisamos.

Saber movimentar as peças do xadrez da vida facilita os resultados

Em resumo: nesse curto espaço de tempo, já citamos três características que você precisa ter para alcançar o sucesso: mentalidade, saber lidar com o dinheiro e informação. Falta maturidade (não é mesmo?), que depende de tempo.

Mas tudo está interligado quando a questão crucial é se antecipar ao tempo. Porque, se você busca informação e tem mentalidade, você ganha maturidade. Que, nesse caso, passa a não depender tanto assim de tempo.

Maturidade não depende só da idade para garantir seu equilíbrio financeiro e o da família

Eu gosto de falar e de provar. E vou novamente apresentar uma prova disso que acabei de falar, lembrando a você que existem pessoas de pouca idade, muito jovens mesmo, que têm maturidade, embora outras, na mesma idade, não tenham.

E existem pessoas de muita idade que, ainda assim, não têm tanta maturidade. Algumas são até bastante imaturas, por falta de… mentalidade.

Sucesso e felicidade

Sucesso tem que estar associado ao sentimento de felicidade

Para não tornarmos este artigo muito longo, vamos acrescentar esse item precioso para você juntar todas essas qualidades de uma forma mais rápida e eficaz, que é a informação.

Outra coisa que eu quero dizer é que eu fico até meio constrangido em falar em dinheiro, num país onde os abismos sociais são tão gritantes e onde os que nascem em lares pobres têm que fazer tantos sacrifícios para poderem ter uma vida sem tantas carências e sofrimentos.

Por isso eu prefiro usar o termo sucesso, que não se resume a dinheiro, e que às vezes nem depende de dinheiro, porque está ligado ao conceito de felicidade. Tanto que … (e eis aí mais uma prova do que eu digo) existem ricos que não se sentem felizes.

Livros dão dicas para facilitar o equilíbrio financeiro da família

Juntando tudo isso, eu escrevi dois livros que estão relacionados a esse período de pandemia, ao conceito de sucesso e de felicidade, e também se referem a dinheiro.

E, exatamente por ter consciência de que as pessoas sem recursos financeiros têm muito mais dificuldades para adquirir livros, eu coloquei os livros na Amazon por um preço simbólico, o menor preço que eu poderia colocar dentro dos critérios determinados pela livraria virtual, para que todo mundo possa ter acesso a essas publicações.

Clicando nas imagens acima, você vai poder ler, gratuitamente, tanto as apresentações detalhadas dos livros, como também as primeiras páginas de cada um deles.

Assim, vai ter ainda mais informações para você decidir se quer baixar os livros para ler no seu computador, tablet ou celular.

Porque a Amazon disponibiliza também uma versão gratuita do aplicativo que você pode instalar para ler qualquer livro que baixar da Amazon.

É o aplicativo gratuito kindle, onde você vai poder armazenar todos os livros, numa biblioteca que fica à sua disposição para você ler com facilidade todos os livros que você vier a baixar.

O aplicativo está disponível na própria plataforma da Amazon para você baixar sem pagar nada

Para acessar o vídeo sobre como facilitar o equilíbrio financeiro da família é só você clicar na imagem abaixo

Deixe uma resposta