Você vai continuar dizendo que não sabe fazer nada?

Escrito por Gerson Menezes

Você vai continuar dizendo que não sabe fazer nada?

Em minha experiência de mais de dez anos ministrando aulas numa universidade, ouvi muitos jovens dizendo, mesmo sem experimentar, que não sabiam fazer algumas tarefas que eu passava como exercício. Depois de ler este artigo e assistir ao vídeo que está no final deste post, me responda: você vai continuar dizendo que não sabe fazer nada?

Você vai continuar dizendo que não sabe fazer

Você é jovem e vai continuar dizendo que não sabe fazer nada?

Aos meus alunos eu sempre dizia: “Na sua idade, dizer que não sabe fazer é um péssimo sinal de falta de iniciativa. Ainda mais porque você nem sequer tentou. Está admitindo a si mesmo que é um derrotado por antecipação”.

O fato é muito simples: existem pessoas que usam a expressão velho para se referirem às pessoas de mais idade como se elas fossem incapazes de realizar determinadas tarefas. Mas esses jovens demonstram ser velhos por antecipação.

Era nessas ocasiões que eu ia à forra: “Nem eu, que sou velho, fico dizendo que não sei fazer. Vocês são jovens; então, façam!!!

Você é jovem e vai continuar dizendo que não sabe fazer nada

Descubra seu potencial para não ficar dizendo que não sabe fazer nada

Outro fato incontestável: todos os seres humanos têm uma expertise. Seja ela qual for. Não significa que todo mundo tem que ser cantor, bailarino ou dançarino. Mas, como se diz popularmente, todo mundo leva jeito para alguma coisa.

O primeiro esforço que você deve fazer é o de descobrir qual é o seu potencial. E passar a desenvolvê-lo. Mas isso não significa que as tarefas que estão ao alcance de qualquer pessoa tenham que deixar de ser feitas só porque você descobriu, digamos assim, o seu talento.

Descubra seu potencial para não ficar dizendo que não sabe fazer nada

As tarefas estão ao seu alcance se você estiver disposto a fazer e acontecer

A menos que você tenha algum problema físico grave, que limite irremediavelmente os seus movimentos, qualquer tarefa manual está a seu alcance.

E, ainda assim, há três tipos de pessoa: as que, tendo limitações, lutam até conseguirem superá-las. As que se entregam sem lutar ou sem tentar…

Se você ficar sem fazer nada pode acabar sendo chamado de parasita

… Vem agora a pior delas: quem não tem nenhuma limitação, nem física e nem mental e, ainda assim, se torna inútil à sociedade, porque não quer fazer absolutamente nada.

Podemos chamar essas pessoas de parasitas, porque – muitas vezes – dispõem até de um enorme potencial, mas se deixam abater pela falta de iniciativa e por muitas outras razões, além da preguiça.

Você vai continuar dizendo que não sabe fazer desde criança

Falta de iniciativa não vai levar você a lugar algum. Mexa-se

Ao final deste artigo você vai conhecer um artista de verdade. Ele é cego e autista. Poderia ter ficado a vida toda sob os cuidados dos pais e dos irmãos, deitado numa cama, inerte, ou apenas se movimentando para fazer aquilo que não poderia deixar de fazer.

Sabemos que muitos irão partir para a surrada simplificação, argumentando que ele é um artista e que já nasceu com esse dom, ou esse talento.

As tarefas estão ao seu alcance

Mesmo quem tem talento precisa se esforçar para se aperfeiçoar

Lembre-se: mesmo as pessoas que revelam algum talento, desde muito cedo, têm que se aperfeiçoar. No caso específico, ele não nasceu já sabendo tocar um instrumento. Nem teria desenvolvido essa técnica vocal primorosa sem se empenhar e sem ouvir muitas melodias.

E não nos esqueçamos, também, de que ele precisa saber as letras das músicas para cantá-las, pois não nasceu com elas já milagrosamente decoradas em sua mente.

Você vai continuar dizendo que não é capaz de fazer nada na vida?

Assista e nos responda: Você vai continuar dizendo que não sabe fazer o que lhe é solicitado? Ou, pior ainda, vai ter coragem de repetir uma velha frase bem conhecida: “Eu não sei fazer nada”…?

Se você leu até aqui, temos certeza de que dispõe de plena capacidade para fazer tudo que a vida exige de todos nós.

Portanto, assista ao vídeo e curta conosco esse imenso talento e o empenho de um jovem que é cego e autista. E aproveite para pesquisar no YouTube outros vídeos com esse grande artista, pois garantimos que são inspiradores.  

Assista ao espetáculo e responda se você vai continuar dizendo que não sabe fazer nada




Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!